Toyota vai fechar fábrica do Corolla em Indaiatuba

A planta fabril agora será em Sorocaba/SP

Toyota vai fechar fábrica do Corolla em Indaiatuba e centraliza produção em Sorocaba –A Toyota decidiu fechar a fábrica de Indaiatuba, onde é produzido o Corolla, e centralizar suas operações em Sorocaba.

A Toyota e o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região chegaram a um acordo sobre o fechamento da fábrica de Indaiatuba e a transferência gradual da produção para Sorocaba. O acordo, aprovado em assembleia na última quarta-feira, assegura estabilidade no emprego até julho de 2026 para os trabalhadores da unidade de Indaiatuba.

Toyota vai fechar fábrica do Corolla em Indaiatuba

A fábrica do Corolla em Indaiatuba, inaugurada em 1998 e atualmente empregando cerca de 1.500 funcionários, é responsável pela produção do Corolla. A montadora decidiu transferir a produção desse modelo para sua planta em Sorocaba, que já fabrica o Corolla Cross e o Yaris.

O acordo entre a Toyota e os funcionários inclui um Programa de Demissão Voluntária (PDV), oferecendo 45 salários aos empregados que optarem por sair da empresa. Além disso, os trabalhadores terão direito a convênio médico e cartão cesta por 36 meses a partir da data de demissão. Para aqueles que escolherem se realocar para Sorocaba, o acordo garante estabilidade no emprego até julho de 2029.

A decisão de fechar a fábrica do Corolla em Indaiatuba e centralizar as operações em Sorocaba é parte de uma estratégia de modernização e otimização da produção da Toyota.

A transferência da produção começará de forma gradual a partir de meados de 2025. A Toyota espera que muitos funcionários da fábrica do Corolla em Indaiatuba se mudem para Sorocaba, oferecendo incentivos financeiros para facilitar a transição. Trabalhadores que não mudarem de residência receberão dois salários adicionais e um bônus de R$ 15 mil, enquanto aqueles que optarem pela mudança receberão mais 2,4 salários.

Os funcionários que decidirem se mudar para Sorocaba terão um prazo de arrependimento de até sete meses. Caso mudem de ideia, poderão pedir seu desligamento e receber os benefícios com base no pacote acordado, descontando os valores recebidos na transferência. A Toyota afirmou que continuará a manter um diálogo aberto e respeitoso com todos os envolvidos no processo.

Porquê fechar a Fábrica do Corolla em Indaiatuba

O fechamento da fábrica do Corolla em Indaiatuba faz parte de um plano de investimento de R$ 11 bilhões no Brasil até 2030. A montadora busca melhorar a eficiência operacional e centralizar a produção em um único local, visando otimizar seus processos.

A decisão da Toyota de encerrar as atividades em Indaiatuba está alinhada com a estratégia de concentrar a produção em Sorocaba, onde possui um complexo mais moderno e melhor equipado para montar o Corolla. Além disso, a unidade de Sorocaba também assumirá a produção do novo Yaris Cross, cuja fabricação começará no final de 2024, com previsão de chegada às concessionárias em 2025.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região garantiu que todos os trabalhadores da planta em Indaiatuba terão estabilidade no emprego até julho de 2026. Aqueles que optarem pelo Programa de Demissão Voluntária (PDV) receberão dois salários extras por ano trabalhado, além dos 45 salários já previstos no acordo. Essa proposta foi desenvolvida em conjunto entre a Toyota e o sindicato e aprovada em assembleia.

A empresa está aguardando a decisão individual dos funcionários sobre a adesão ao PDV ou a realocação para Sorocaba. Reafirmando seu compromisso com os trabalhadores, a montadora destacou a importância de proporcionar condições adequadas de apoio para aqueles que optarem por acompanhar a empresa nessa transição.

A fábrica do Corolla em Indaiatuba (Toyota), produziu mais de um milhão de unidades do Corolla. Apesar desse marco, a montadora decidiu que a planta não atende mais suas necessidades futuras.

Indaiatuba foi a segunda unidade da Toyota no Brasil e teve um papel crucial na fabricação dos primeiros modelos híbrido flex do mundo. O plano de investimento de R$ 11 bilhões no Brasil até 2030 inclui o lançamento de novos produtos com tecnologia híbrida flex. A Toyota acredita que centralizar a produção em Sorocaba permitirá o contínuo desenvolvimento de veículos mais eficientes e sustentáveis.

A empresa reafirma seu compromisso com a inovação e o avanço das novas tecnologias no setor automotivo no Brasil e no mundo.

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