Brutal Automotiva – Notícias e Informações Relacionadas ao Mundo Sobre 4 Rodas!

Renault Boreal: Novo SUV médio global será lançado no Brasil em Julho

Renault Boreal: Novo SUV médio global será lançado no Brasil em julho – A Renault escolheu o Brasil como palco do lançamento mundial do Boreal, seu novo SUV médio global.

Renault Boreal: Novo SUV médio será lançado em Julho

A apresentação oficial acontece no dia 10 de julho, em São Paulo, marcando a estreia de um modelo que será fundamental para reposicionar a marca no segmento de utilitários esportivos no país. Produzido no Paraná, o Boreal chega com design europeu, motores flex e versão híbrida, de olho na crescente eletrificação do mercado.

Design e dimensões

Visualmente, o Renault Boreal segue a nova identidade da marca francesa, com uma frente elegante marcada por faróis full-LED e uma grade ampla com acabamento refinado. Na traseira, as lanternas horizontalizadas em LED acompanham o estilo moderno, enquanto barras no teto, rodas de liga leve exclusivas e teto solar panorâmico elevam a sofisticação do conjunto.

Baseado no Dacia Bigster, o Boreal herda a robustez da carroceria de origem romena, mas com toques mais urbanos e requintados para atender ao gosto do consumidor brasileiro. O modelo terá cinco lugares e um porta-malas generoso, característica importante no segmento de SUVs familiares.

Interior e tecnologia

Ainda não foram reveladas imagens do interior, mas é esperado que o Boreal adote soluções similares às do Renault Kardian, com o qual compartilha a plataforma RGMP. Devem estar presentes o painel digital personalizável, central multimídia com conectividade completa, ar-condicionado automático, além de acabamentos mais refinados em comparação aos modelos atuais da marca no Brasil.

Motorização e desempenho

Sob o capô, o Renault Boreal terá inicialmente o já conhecido motor 1.3 TCe turbo flex da Horse, que entrega 156 cv com gasolina e 163 cv com etanol, além de 25,5 kgf·m de torque. O câmbio será o automático de dupla embreagem EDC de seis marchas, com tração dianteira. Esse conjunto já é utilizado com sucesso em outros modelos da marca, como o Captur e o Duster turbo.

Mas o grande diferencial será a versão E-Tech Full Hybrid, que combinará um motor a combustão com sistema híbrido completo (HEV), e ainda contará com tecnologia MHEV de 48 volts para aumentar a eficiência energética em baixas velocidades e reduzir o consumo. Essa configuração promete colocar o Boreal em pé de igualdade com rivais que vêm apostando pesado em motorização eletrificada.

Produção e estratégia global

O Boreal será fabricado em São José dos Pinhais (PR), onde também são produzidos o Kardian e o Duster. A plataforma RGMP (Renault Global Modular Platform) garante flexibilidade para diferentes versões e mercados, o que será essencial para o sucesso global do modelo.

Além do Brasil, o SUV também será produzido em Marrocos e Turquia, com foco em atender mercados do Oriente Médio, África e Europa Oriental. No entanto, ele não será oferecido na Coreia do Sul, onde a linha de SUVs da Renault é diferente e mais adaptada ao público local.

Concorrência de peso

A chegada do Renault Boreal ocorre em um momento de forte movimentação no segmento de SUVs médios no Brasil. A concorrência promete ser intensa com modelos híbridos cada vez mais acessíveis, como o GAC GS4 HEV, o GWM Haval H4 (HEV e PHEV), além dos BYD Song Plus e Song Pro, que serão produzidos nacionalmente e oferecerão versões híbridas-flex.

A CAOA Chery também já ajustou os preços do Tiggo 7 PHEV para R$ 219 mil, enquanto prepara a transição de sua linha MHEV para HEV. A Omoda deve trazer os modelos 3 e 5 híbridos para o Brasil ainda neste ano, e outras marcas como Geely, MG Motors e Maxus (SAIC) também estão de olho nesse nicho.

Preço e posicionamento

Embora os preços ainda não tenham sido divulgados oficialmente, estima-se que o Boreal será posicionado acima do Kardian, atuando entre os R$ 140 mil e R$ 180 mil, dependendo da motorização e pacote de equipamentos. A presença de uma versão híbrida completa também pode puxar o valor para cima nas configurações mais tecnológicas.

A estratégia é oferecer uma alternativa mais refinada e eletrificada aos consumidores que buscam um SUV médio com espaço interno, boa dirigibilidade e tecnologia de ponta, mas sem abrir mão da robustez e do custo-benefício.

A Renault acerta ao trazer um SUV médio com visual europeu, bom motor turbo e opção híbrida — que deve agradar tanto os que buscam economia quanto quem se preocupa com sustentabilidade. No entanto, o segmento está mais competitivo do que nunca: com rivais eletrificados cada vez mais completos e acessíveis, o sucesso do Boreal dependerá não apenas do produto em si, mas de uma boa estratégia de preços e pós-venda.

Com a eletrificação avançando no Brasil e novas marcas chegando, o consumidor terá mais opções do que nunca. O Boreal pode sim conquistar espaço, mas precisará entregar mais do que só um bom visual.

Sair da versão mobile